segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Mas afinal, o que é Inbound Marketing?


Várias pessoas já me fizeram essa pergunta e confesso que a resposta nunca é fácil. Por ser um conceito amplo e relativamente recente é possível que você já tenha utilizado, sem perceber.

No final das contas, inbound marketing é toda a ação que busque atrair o interesse das pessoas para a sua marca, de forma indireta e criativa.

A internet é o veículo mãe da prática e as redes sociais o canal mais propício para esse tipo de ação. Lá, é possível desenvolver um conteúdo direcionado ao público-alvo, através de dicas, especificações, fóruns, esclarecimento de dúvidas e outros meios que ajudem a manter o relacionamento com o consumidor potencial.

Porém a internet é vasta e todos os dias surgem novidades. Além das redes sociais, várias outras fontes são utilizadas pelo inbound marketing. Fan pages, blogs da marca (ou não), virais, webinar, newsletter (restrita aos que se cadastrem espontaneamente), etc.

Como ferramenta o inbound é menos agressivo e mais barato do que seus primos, a propaganda e o marketing tradicional. Nele o consumidor é ativo, pode escolher, procurar e compartilhar informações. Já no outbound, ele não tem a mesma opção. 

Ao assistir televisão, por exemplo, o espectador é bombardeado por mensagens comerciais, muitas delas sem o menor apelo aos seus interesses. Como forma de se proteger, a audiência tende a zapear, procurar o que comer ou ir ao banheiro enquanto espera a volta do programa que estava assistindo.

Mesmo na internet, hoje em dia, com os bloqueadores de anúncios, a vida do outbound não anda fácil.

Por essas e por outras, o inbound vem conquistando os corações dos marketeiros em geral, mas de qualquer forma, ainda não há como descartar as ações tradicionais.

O bom mesmo é diversificar e atingir o público em todas as frentes.

 

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